segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Radial Norte-Sul: mudando a geografia urbana

O desenvolvimento do plano de mobilidade viária permitiu ao governo municipal repensar as intervenções na malha urbana da cidade. O objetivo primeiro é dar maior fluidez ao tráfego e racionalizar os percursos e conexões entre bairros por meio das chamadas radiais.

Respeitando o desenho tradicional das vias públicas, projetado em período pré-massificação do transporte de rodagem, as intervenções devem facilitar a travessia de ponta a ponta da cidade sem transtornos. Se essa condição ainda não foi atingida em plenitude, é a tendência.

Tomemos por base Santa Terezinha e Taquaral, dois bairros bem distantes que exigiam, há alguns anos, um exercício e tanto para sair de um e chegar ao outro, pela total falta de orientação planejada. Hoje já estão bem mais próximos e o percurso pode ser concluída em muito menos tempo, sem pesadelos. Há ainda a vantagem de se tratar de um passeio muito bonito, que percorre e revela diferentes ângulos piracicabanos, com suas belezas naturais e arquitetônicas. A melhoria deste trajeto vem acontecendo desde 2005.

Na saída de Santa Terezinha, além da ponte estaiada – a primeira do gênero instalada na cidade – o motorista pode apreciar o Parque Regional do bairro. Ao atravessar o Rio Corumbataí, que compõe com o Rio Piracicaba um forte motivo para o surgimento da cidade, chega-se à Avenida Cristóvão Colombo. Na região estão os dois bairros, Parque Conceição e São Vicente, que foram urbanizados e se valorizaram a partir das obras de duplicação da avenida. O trajeto segue ao bairro Algodoal – que também foi revitalizado – , passando pelo prédio histórico do antigo Matadouro, restaurado e ocupado pela Emdhap. Estamos indo em direção à Ponte do Caixão.

Na Estrada do Bongue – oficialmente denominada Avenida Jaime Pereira – a paisagem ganha nova força. De um lado, estamos aos pés da pedreira que marca a região e do outro o Rio Piracicaba. A duplicação da antiga estrada fez com que o passeio se tornasse um rápido descanso aos olhos, com momentos de rara beleza.

Da estrada é possível ver a tradicional Avenida Cruzeiro do Sul e o bairro Nova Piracicaba, bem como os loteamentos que estão surgindo na margem direita. Chegamos, então, ao início do Parque da Rua do Porto, totalmente remodelado com o Projeto Beira Rio.

As diversas modificações viárias e alargamentos na Avenida Dr. Paulo de Moraes permitiram uma rota facilitada à Avenida 31 de Março e Luciano Guidotti. Não se pode esquecer que em sua parte alta, à direita, está a Estação da Paulista, totalmente restaurada. Uma beleza arquitetônica que vale por uma viagem ao tempo.

A abertura da nova avenida Higienópolis, resultado da recuperação do viaduto e do trajeto que era feito pelos trilhos da Fepasa, facilitou muito o acesso à avenida Volet Sachs, em direção aos bairros Alvorada, Cecap e Eldorado.

Seguindo em direção ao Taquaral, a avenida Rio das Pedras, que estava estrangulada e com problemas sérios para o trafego, foi gradativamente duplicada, facilitando imensamente o acesso à Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), ao Bairro São Francisco, Taquaral e Rodovia do Açúcar.

Todas essas intervenções viárias e urbanas foram pensadas para facilitar o cotidiano das pessoas que saem de casa para trabalhar, estudar e passear. Além de segurança e economia de tempo, elas podem agora apreciar belos trechos da nossa geografia urbana.

A viagem por esse caminho da radial Norte-Sul evidencia a expressão de Piracicaba, que passa por uma transformação sem precedentes. Falta pouco para o trajeto ser totalmente concluído, mas vale destacar o planejamento que o governo municipal vem fazendo com a aplicação correta dos impostos pagos pelos contribuintes piracicabanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário