sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

3ª fase de revitalização na Governador começa na segunda-feira de Carnaval

Piracicaba, 17 de fevereiro de 2012 - Terá início na segunda-feira de Carnaval, as obras de mais uma etapa da revitalização da rua Governador Pedro de Toledo. O início das obras provocará a interdição da Governador, entre as ruas Rangel Pestana e Dom Pedro II. Como nas estapas anteriores, o trabalho é resultado de uma parceria entre Prefeitura e Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba).

Nesta nova fase, que vem se unir às outras no intuito de revitalizar o espaço, melhorar a segurança dos pedestres, evitar o estacionamento de veículos nas esquinas, estimular o comércio e valorizar a área central, as obras contemplam a rua Governador Pedro de Toledo, até a Dom Pedro II e a rua Rangel Pestana, até a Avenida Armando de Salles Oliveira. O projeto cria áreas de convivência nos cruzamentos das vias, com alargamento das calçadas, além da instalação de mobiliário urbano como bancos, lixeiras e balizadores. Unido a estas melhorias, há a preocupação com a acessibilidade, traduzida na construção de rampas de acesso em todas as esquinas e sinalização tátil, padronização do piso para conforto e segurança dos pedestres.

Também estão previstos o recapeamento asfáltico do trecho e nova sinalização de trânsito. Para o Secretário Municipal de Obras, Arthur Ribeiro, esta etapa é importante, porque liga o trecho entre o Terminal Central de Integração (TCI) e o centro, que tem alto fluxo de pedestres. A opinião de Ribeiro é compartilhada pelo Diretor-Presidente do Instituto de Pesquisas e Planejamento de Piracicaba - Ipplap, João Chaddad, que crê que a boa aceitação da população, que inclusive se beneficia dos mobiliários urbanos instalados, é o combustível para a realização de mais uma etapa.

A empresa que ganhou a licitação, anunciada o ano passado, foi a Pontuali. O investimento social será de R$586 mil.

Como da outra vez, para minimizar o impacto que uma obra no principal corredor comercial da cidade causa, houve um acordo antecipado com comerciantes para que a execução das obras fosse suspensa em datas importantes como Dia das Mães e dos Namorados, por exemplo. Outro tema acordado foi a execução desenvolvida por quarteirões, reduzindo consideravelmente o impacto na região.

De qualquer forma, transtornos são inevitáveis. Ribeiro e Chaddad afirmam que “como nas outras etapas, há necessidade de compreensão da população e dos comerciantes. Sempre acontecem transtornos quando realizamos obras. Esta, em particular, é como ‘trocar o pneu com o carro em movimento’, ou seja, o comércio não fecha as portas para a realização das obras. Mas apesar do incômodo, vale a pena. Nós procuramos minimizar os problemas, principalmente não atrapalhando nas datas comemorativas e também trabalhando em horários de menor fluxo no comércio”, completam.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário