terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Semdes apresenta fechamento do Programa “Prefeito Amigo da Criança”

Mais uma etapa do Programa “Prefeito Amigo da Criança” foi concluída. Desta vez, a reunião na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), apresentou o levantamento das informações referentes ao exercício de 2011, coletadas sobre as políticas públicas voltadas aos direitos da criança e do adolescente para o preenchimento do mapa, considerando os eixos: 1) Promovendo vidas saudáveis, 2) Acesso à Educação e 3) Proteção Contra os Maus Tratos, Exploração e Violência, que garantam os direitos da criança e do adolescente conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Durante a reunião, a Semdes contou com a participação da Comissão Municipal de Acompanhamento e Avaliação do Programa “Prefeito Amigo da Criança” representada por organizações como: Câmara de Vereadores, Guarda Mirim Municipal, CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Secretaria Municipal de Ação Cultural, Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, Secretaria de Finanças e Diretoria Regional de Ensino, Secretaria Municipal da Saúde e Secretaria Municipal da educação que anualmente realizam o diagnóstico de ações.

.
Ainda em 2012, os municípios selecionados receberão visitas técnicas para o conhecimento das ações desenvolvidas como estratégias de enfrentamento às problemáticas identificadas no preenchimento dos Mapas anteriores.

Os municípios que cumprem os prazos e critérios do Programa, bem como atingem as metas estabelecidas, investindo em ações positivas às crianças e adolescentes, são reconhecidos pela Fundação Abrinq - como Prefeito Amigo da Criança. Atualmente, 1.564 municípios são adeptos ao Programa.

Os principais indicadores acompanhados durante os quatro anos de gestão pública, são: educação, saúde e desenvolvimento social visualizados principalmente, pelo OCA .

Programa “Prefeito Amigo da Criança”
O programa “Prefeito Amigo da Criança” (PPAC), da Fundação Abrinq e Save the Children, desenvolve uma metodologia de monitoramento e avaliação de indicadores nos quatro anos de gestão acompanhados pela Comissão Municipal de Acompanhamento e Avaliação (CMAA) do Programa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário