quinta-feira, 29 de março de 2012

Piracicaba participa de seminário sobre Centros de Treinamento de Seleções

O secretário municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam), Pedro Mello, participa nesta sexta-feira, dia 30, em Vitória-ES, do Seminário Geral de Centros de Treinamento de Seleções (CTS), organizado pelo Comitê Local da Copa do Mundo da FIFA 2014.

O encontro vai reunir representantes de hotéis e campos de treinamento que se inscreveram para servirem como base de seleções durante a Copa do Mundo da FIFA no Brasil, além de integrantes das esferas estadual e municipal de todo o país. Durante a reunião, membros da FIFA, do COL e do Escritório de Acomodações da FIFA (FAO) irão apresentar a situação de momento do processo de seleção, explicar quais são os requerimentos básicos para se tornar um CTS e falar sobre as oportunidades geradas aos candidatos.

Até o momento, 274 conjuntos formados por hotel e campo de treinamento que recebeu a visita dos técnicos em fevereiro, se inscreveram. Destes, 212 (77%), entre eles Piracicaba já foram inspecionados por equipes técnicas, que geram um relatório completo com informações e fotos de cada candidato. Depois dessa etapa, será divulgada uma lista de aprovados. Quando finalizado o processo de assinatura de contratos, os CTS constarão num catálogo enviado pela FIFA a seleções de futebol de todo o mundo.

O seminário será realizado no Centro de Convenções de Vitória e além de Pedro Mello, Piracicaba será representada pelo responsável pelo setor de eventos da Selam, Alexandre Nascimento, e pelo coordenador do curso de Educação Física da Unimep, professor Clauberto de Oliveira Costa.

Saiba mais sobre CTS* Os Centros de Treinamento de Seleções são locais que poderão servir como base de uma seleção durante a Copa do Mundo da FIFA. São compostos por um local de treinamento e um hotel oficial. Os locais que estão sendo visitados atendem a requisitos básicos, como distância para um aeroporto com capacidade de pouso para aeronaves de porte médio, distância do local de treinamento para um hotel com 55 quartos exclusivos, entre outros.

* Não existe limite de CTS para uma mesma cidade ou um mesmo estado. É levada em conta a qualidade técnica dos locais oferecidos. Uma mesma cidade pode ter mais de um CTS, enquanto outras poderão não ter nenhum.

* Não existe subsede na Copa do Mundo da FIFA. Este termo é inadequado e não é sequer considerado pelo Comitê Organizador da Copa do Mundo da FIFA. A competição tem sedes (12 cidades escolhidas para receberem os jogos) e Centros de Treinamento de Seleções.

* A análise dos técnicos do Comitê Organizador leva em conta mais de cem detalhes técnicos nos campos e hotéis. São considerados o sistema de abastecimento elétrico, de água, os acessos para as equipes e para a imprensa, local para realização de entrevistas, vestiários, demais instalações para os atletas, tipo de solo (é analisado o solo, não o gramado), drenagem, etc.

* A análise de um projeto é tão minuciosa quanto a de um campo já existente. E, a exemplo do que já aconteceu com os projetos dos estádios, são analisadas também as garantias financeiras de que o projeto estará pronto para a Copa do Mundo da FIFA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário