segunda-feira, 26 de março de 2012

Rua Rangel está interditada para obras de revitalização no Centro

Foi interditado, na manhã desta segunda-feira, o trecho da Rua Rangel Pestana, entre a Rua Governador Pedro de Toledo e a Rua Benjamin Constant, para continuação das obras de revitalização no Centro. O prazo mínimo de interdição é de 30 dias.

Neste trecho, como nos outros, serão criadas áreas de convivência nos cruzamentos das vias, com alargamento das calçadas, além da instalação de mobiliários urbanos, como bancos, lixeiras e balizadores.
As obras neste trecho são a continuidade da 3ª fase de intervenções, que começou na Rua Governador Pedro de Toledo, entre as Ruas Rangel Pestana e a Rua Dom Pedro II, causando a interdição da Governador até a última quinta-feira. Restará ainda o trecho da Rangel entre a Benjamin Constant e a Avenida Armando Salles de Oliveira para totalizar esta etapa da Revitalização.

Sobre a Revitalização

A 3ª etapa de Revitalização da Rua Governador Pedro de Toledo vem se unir às outras no intuito de revitalizar o espaço, melhorar a segurança dos pedestres, evitar o estacionamento de veículos nas esquinas, estimular o comércio e valorizar a área central. Unido a estas melhorias, há a preocupação com a acessibilidade, traduzida na construção de rampas de acesso em todas as esquinas e sinalização tátil, padronização do piso para melhoria no conforto e segurança dos pedestres. Também estão previstos o recapeamento asfáltico do trecho e nova sinalização de trânsito.

As obras estão transcorrendo em ritmo acelerado, inclusive porque as condições climáticas estão colaborando. A intenção é fazer a obra com o mínimo de transtornos possíveis aos comerciantes e aos usuários, mas, como lembra o Secretário Municipal de Obras, Arthur Ribeiro, “sempre há transtorno quando realizamos obras e esta é como ‘trocar o pneu do carro com o carro em movimento’, ou seja, o comércio não fecha para a realização das obras”.

Para garantir esta minimização de impactos, a parceria entre Prefeitura e Associação Comercial e Industrial de Piracicaba - Acipi, que está junto com o poder público desde a primeira fase de intervenções, é fundamental. Houve uma conversa antecipada com comerciantes e efetivado o acordo de suspender as obras em datas importantes para o comércio como Dia das Mães e Dia dos Namorados, por exemplo. Para o Presidente da Acipi, Jorge Aversa, este alinhamento de informações é que faz com que se tenha sucesso.

As obras de Revitalização do principal corredor comercial da cidade tiveram início em 2010, com a execução da 1ª fase, que requalificou as calçadas da Rua São José, entre a Rua Governador Pedro de Toledo e a Praça José Bonifácio e ainda alargou as calçadas do cruzamento das Ruas São José e Governador. A 2ª fase das obras aconteceu em 2011, no trecho da Rua Governador Pedro de Toledo, entre a São José e a Rua Rangel Pestana que tiveram alargamento das calçadas e diminuição do leito carroçável, exceto no cruzamento da Rua XV de Novembro, onde o alargamento aconteceu  só na rua Governador.

A 3ª fase inclui mais um quarteirão na Rua Governador, chegando até a Rua Dom Pedro II e também a Rua Rangel Pestana, da Governador até a Avenida Armando de Salles Oliveira. Para João Chaddad, Diretor-Presidente do Ipplap, esta fase é importante porque integra o trecho entre o terminal Central de Integração e o centro, que tem alto fluxo de pedestres.

A empresa responsável pela obra é a Pontuali.

Nenhum comentário:

Postar um comentário