sexta-feira, 30 de março de 2012

SEMAC lança oficialmente cartaz do 39º Salão de Humor

A SEMAC (Secretaria Municipal da Ação Cultural), lança oficialmente hoje, sexta-feira, 30 de março, o cartaz oficial da 39ª edição do Salão Internacional de Humor. O Conselho Consultivo do Salão definiu o cartunista Sérgio de Magalhães Gomes Jaguaribe, mais conhecido como Jaguar, como o responsável pela elaboração do cartaz oficial da 39ª edição, que acontecerá em 2012, ano em que Jaguar completará 80 anos.

CARREIRA – Nascido em 29 de fevereiro de 1932 no Rio de Janeiro, Sérgio Jaguaribe iniciou sua carreira em 1952 na revista Manchete onde, por influência de Borjalo passou a assinar somente Jaguar. Na mesma época trabalhava no Banco do Brasil subordinado a Sérgio Porto, que o convenceu a não deixar o emprego em favor do humorismo.

No início da década de 1960 passa a ser um dos principais cartunistas da revista Senhor, colaborando também na Revista Civilização Brasileira, na Revista da Semana, no semanário Pif-Paf e nos jornais Última Hora e Tribuna da Imprensa. Lança sua primeira coleção em 1968, Átila, você é bárbaro.

No ano seguinte, funda o jornal O Pasquim com Tarso de Castro e Sérgio Cabral. Entre os seus personagens mais marcantes estão o ratinho Sig, uma alegoria do famoso psicanalista Sigmund Freud, que é uma espécie de alter ego do próprio Jaguar, que ficou conhecido após figurar no Pasquim
REGULAMENTO DA 39ª EDIÇÃO

O regulamento para os artistas interessados em participar da 39ª edição do Salão Internacional de Humor de Piracicaba já se encontra disponível no site do salão e pode ser acessado por meio do endereço virtual http://salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br/. O período de inscrições se encerra no dia 20 de julho e a abertura está marcada para o dia 25 de agosto de 2012.

PRÊMIO JURI POPULAR
Uma das propostas para a 39ª edição do salão é criar o Prêmio Juri Popular Alceu Righeto, que teria o valor de R$ 5 mil. “É uma homenagem ao Alceu Righeto, que foi um dos fundadores, além de ter participado de algumas edições do salão”, afirma o diretor do CEDHU (Centro Nacional de Documentação, Pesquisa e Divulgação do Humor Gráfico de Piracicaba), Eduardo Grosso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário