segunda-feira, 23 de abril de 2012

Abertura do II Workshop Municipal de Formação Profissional será nesta amanhã (24)

Amanhã(24), às 19h30, no Teatro Erotides de Campos, no Engenho Central, acontece a abertura do II Workshop Municipal de Formação Profissional com a palestra “Educação e Emprego”, ministrada pelo Professor Dr. Naércio Menezes Filho (FEA/USP), articulista do jornal Valor Econômico. Haverá ainda a apresentação da antiga Banda da Guarda Mirim e da Orquestra Sinfônica Jovem de Piracicaba.

O evento é uma iniciativa da Prefeitura do Município, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda (Semtre), em parceria com a Diretoria Regional de Ensino; Secretaria Municipal de Educação; Secretaria Municipal de Cultura e 16 escolas técnicas da cidade.

Com o objetivo de apresentar profissões e cursos oferecidos pelas Escolas Técnicas, assim como a atuação no mercado de trabalho dos profissionais formados por elas, este Workshop ainda informa, sensibiliza e instiga o interesse dos estudantes do Ensino Médi, nos Cursos Técnicos profissionalizantes. Seus familiares e a própria  comunidade são igualmente atingidos.

O público alvo prioritário do evento é constituído por estudantes do 1° e 2° anos do ensino médio da rede estadual e do EJA (Educação para Jovens e Adultos) em 2012, apenas em Piracicaba. O evento também é aberto a pais e familiares dos estudantes e público em geral.

O programa deste II Workshop foi elaborado pela Secretaria Municipal do Trabalho e Renda de Piracicaba em conjunto com a Diretoria Regional de Ensino e as escolas de ensino técnico de nível médio: Colégio Cidade de Piracicaba - Anglo, Centro de Educação Profissional de Piracicaba – CEPP/FUMEP, Colégio Técnico Industrial de Piracicaba – COTIP, ETB Enfermap, Escola de Saúde de Piracicaba – ESAUP, ETEC Cel. Fernando Febeliano da Costa, ETEC – Dep. Ary de Camargo Pedroso, Escola de Música de Piracicaba “Maestro Ernst Mahle” - EMPEM, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia – IFSP, Microcamp, Colégio Técnico PoliBrasil, SENAC, SENAI “Mário Dedini”, SENAI “Mário Henrique Simonsen”, SESI “Mário Mantoni”, SEST/SENAT.

São patrocinadores master da iniciativa: Caterpillar Brasil, Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, de Material Elétrico, Eletrônico, Siderúrgicas e Fundições de Piracicaba, Saltinho e Rio das Pedras (SIMESPI) e Drogal. Também conta com o patrocínio da Associação Comercial e Industrial de Piracicaba (Acipi), Raízen, Oji Papéis Especiais, Líder Papelaria, Caixa Econômica Federal, Klabin, Associação das Construtoras de Piracicaba – ASCOPI, Sindicato das Empresas de Transporte de Carga de Piracicaba e Região– SINDETRAP, Grupo Supricel, CIESP, Elring Klinger, Vagas Piracicaba, Frias Neto, Vilage – Marcas e Patentes, Painco e Stand by Media.

Os apoiadores do Workshop são: Centro de Reabilitação de Piracicaba, Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), ComEmprego, Conselho das Entidades Sindicais de Piracicaba (CONESPI), Vozes da Caterpillar, FATEC, Instituto Formar de Aprendizagem Profissional, Café Morro Grande, Pira21, Secretaria Municipal de Educação de Piracicaba, Ação Cultural, SERT, Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário (SINTICOMPI), Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Piracicaba ( STIAP), Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas de Material Elétrico de Piracicaba, Rio das Pedras e Saltinho (STMP), TCAP e UNIMEP.

PROGRAMAÇÃOTERÇA-FEIRA (24/04/11)
Abertura Oficial do Evento
Teatro Erotídes de Campos -  Engenho Central
19h – Apresentação da antiga Banda da Guarda Mirim de Piracicaba
20h – Palestra: “Educação e Mercado de Trabalho”
Palestrante: Prof. Dr. Naércio Menezes Filho – FEA/USP
21h – Apresentação da Orquestra Sinfônica Jovem – EMPEM

QUARTA-FEIRA (25/04/12)Auditório do Armazém 14
9h – “Segurança nas Redes Sociais” – Sr. Clayton Lotar Antico Burger / MICROCAMP.
10h – “Humanidade 5.0 e o Desafio para Ingresso e Adequação ao Mercado de Trabalho” – Sr. João Calos Góia – SENAC.
20h – Desafios do profissional do futuro – Necessidades e expectativas do mercado de trabalho – Sr. José Fernando da Fonseca – Frias Neto.
21h – “Importância dos Elementos Químicos na Alimentação e como Detectá-los” – Sr. Paulino Florencio de Souza / Colégio Cidade Piracicaba.

QUINTA-FEIRA (26/04/12)Auditório do Armazém 14
9h – “Oportunidades no Mercado de Trabalho” – Sra. Juliana Cristina de Lima / ETEC Piracicaba.
10h – “O Mundo do Trabalho” – Sra. Liliane Maria Calderan / ETB ENFERMAP.
20h – “Por que fazer curso técnico?” – Sr. Célio Goouveia / ESAUP.
21h – “O Promissor Panorama de Mercado aos Futuros Profissionais com Formação Técnica” – Sr. José Antonio Ribeiro Neto / POLI BRASIL.

SEXTA-FEIRA (27/04/12)Auditório do Armazém 14
9h – “Orientação Profissional para o Ingresso no Setor de Transporte” – Sr. Robson Silva / SEST/SENAT.
10h – “Marketing Pessoal” – Sr. Edenilton Jorge Salvador / FUMEP.
20h – “O IFSP e a Formação de Técnicos na região de Piracicaba” – Sr. Paulo Celso Russi de Carvalho – IFSP.
21h – “Motivação para o Sucesso” – Sr. Devanir Guares / SENAI Piracicaba.

SÁBADO (28/04/12)Auditório do Armazém 14
9h – Painel: “Educação Formal, Ensino Técnico e Mercado de Trabalho” atividade direcionada aos Diretores, Coordenadores e Professores da Rede Estadual de Ensino de Piracicaba.
10h 30 – Apresentação da Orquestra Piracicabana de Viola Caipira
11h – “O Promissor Panorama de Mercado aos Futuros Profissionais com Formação Técnica” – Sr. José Antonio Ribeiro Neto / PoliBrasil. Palestra destinada a orientação de pais e sociedade em geral quanto a importância do Ensino Técnico.

ATIVIDADES DAS ESCOLAS TÉCNICASTodos os dias acontecem Atividades Institucionais e Oficinas abertas aos visitantes, nos Stands dos expositores no Armazém 9, 10 e 14.


Nenhum comentário:

Postar um comentário