quinta-feira, 26 de abril de 2012

Secretaria de Educação lança Programa de ginástica laboral para merendeiras

Amanhã (27), às 8h30, na Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba (Fumep), as 108 diretoras das escolas municipais de Educação Infantil (EMEI) e Ensino Fundamental (EMEF) irão participar do lançamento do Programa "Promoção da saúde e qualidade de vida no trabalho".

“O nosso foco inicial era executar uma ação de prevenção às doenças que acometem, principalmente, as merendeiras, mas após algumas discussões com os especialistas, decidimos criar um programa mais amplo, que vai envolver todos os servidores das escolas”, explica o secretário municipal de Educação, professor Gabriel Ferrato.

Objetivos
•Re-conhecer os determinantes sociais da saúde;
•Criar ambientes favoráveis à saúde;
•Promover a saúde e prevenir doenças;
•Análise Ergonômica dos postos de trabalho;
•Incrementar as relações interpessoais.

As atividades serão elaboradas sob a coordenação de Julia Raquel Negri, do Centro Municipal de Fisioterapia, além da supervisora de Estágio da área de Saúde Coletiva da Unimep, Gislaine Cerveny.

O desenvolvimento do programa será acompanhado pelo coordenador de Educação Física da rede municipal de ensino, Fausto Sylvestre da Rocha. “Vamos orientar as profissionais que trabalham com movimentos repetitivos sobre qual deve ser a postura ideal e também garantir que o local onde atuam está adequado. Com a prevenção, contribuímos para que o servidor não tenha problemas de saúde posteriormente e precise ser afastado, prejudicando o andamento das atividades”.

Gradativamente os 28 professores de Educação Física da rede municipal serão envolvidos na proposta prática de elaboração das dinâmicas do Programa, ao passo que o desenvolvimento teórico fica a cargo do Centro de Fisioterapia Municipal e do Curso de Fisioterapia da Unimep.

Nenhum comentário:

Postar um comentário