quinta-feira, 17 de maio de 2012

15 anos de Núcleo de Apoio Social

Amanhã (18), o Núcleo de Apoio Social “Novos Caminhos”, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) em parceria com o Lar Betel, finaliza a programação de atividades em comemoração aos 15 anos de serviços prestados à pessoas em situação de rua. A programação teve início na última segunda-feira (14).

A semana de festividade foi marcada por rodas de conversa e orientações sobre tuberculose, DST/Aids, álcool e drogas ministradas pela equipe do Cedic, campanha de vacinação e prevenção à gripe, caminhada e piquenique na Esalq, atividades de oficina de autoestima em parceria com a Escola de Corte de Cabelos e Estética Art Hair. Além disso, os assistidos participaram de missa campal com o Padre José Maria, da Paróquia São Paulo Apóstolo, de culto evangélico, incluindo coral da Igreja Assembleia de Deus e assistiram à apresentação do coral da Igreja de Jesus Cristo dos Últimos dias.

De acordo com a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Maria Angélica Guercio, o objetivo da festividade é proporcionar um momento de socialização e integração entre os moradores.

O projeto atende a população migrante e em situação de rua presentes no município de Piracicaba, com faixa etária igual ou superior a 18 anos, através de serviços de moradia provisória (homens, mulheres e idosos em situação de rua ou abandono), visando possibilitar a inclusão social e reintegração familiar dessa população. Atualmente, cerca de 70 pessoas são atendidas/mês.

Durante o atendimento são oferecidas cinco refeições diárias, além da higiene pessoal, vestuário, dormitórios, biblioteca, atendimento psicológico, encaminhamento a cursos profissionalizantes de educação e trabalho e orientações sobre dependência química, visando a redução do índice de população em situação de rua e migrante no município.

Entre janeiro de 2011 e abril de 2012, 57 pessoas retornaram para as suas famílias ou conseguiram autonomia para morar em pensões ou casa de aluguel. Outras 08, conseguiram voltar ao trabalho remunerado.

Em sequencia à programação de atividades do Núcleo de Apoio Social Novos Caminhos, hoje (17), às 19h00, está previsto a valsa dos 15 anos do Projeto com a participação de 15 casais e apresentação de teatro Eleazar da igreja Agnus. A programação segue até amanhã (18), às 11h00, com almoço especial ao som do grupo de pagode “Pegada Forte” e às 22h00, encerramento das atividade com show sertanejo e cururu sob a coordenação de Pedrozo.

Localização:
Núcleo de Apoio Social “Novos Caminhos”
Av. Pompéia, 1.841 - Pompéia


Nenhum comentário:

Postar um comentário