quinta-feira, 24 de maio de 2012

Agentes Comunitários de Saúde do PSF recebem novo uniforme

A fim de intensificar a qualidade do serviço prestado à população pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), a Secretaria Municipal de Saúde comprou novos uniformes para as equipes do Programa de Saúde da Família (PSF). Essa medida vai melhorar a identificação do servidor quando realizar as visitas domiciliares.

Na opinião de Fernando Cárdenas, secretário de saúde, é necessário sempre possibilitar a melhor identificação desses agentes para evitar as fraudes. “Embora já tenha sido criado um vínculo entre a população e os nossos funcionários, é importante que os mesmos estejam identificados pelo uniforme com o logo do PSF e, principalmente, com o crachá. Com isso acreditamos melhorar a qualidade das visitas voltadas às comunidades” ressalta Cárdenas.

Todas as 46 unidades do Programa de Saúde da Família serão uniformizadas, perfazendo um total de 276 agentes contemplados. As primeiras unidades que receberam a nova camiseta foram os PSFs do Javari e Boa Esperança II.

Programa de Saúde da Família
 
As unidades do PSF são usadas como porta para entrada no Sistema Único de Saúde. Elas oferecem consultas previamente agendadas com clínico geral e, em algumas delas, atendimento odontológico. A equipe básica é composta por: 1 médico generalista, 1 enfermeiro, 2 técnicos de enfermagem e 06 agentes comunitários de saúde.

Os PSFs, além de encaminhar pacientes para atendimento em clinicas especializadas, realizam atividades educacionais e de prevenção. Neles também são realizados procedimentos como: aplicação de injeções, inalação, teste de gravidez, curativos, aplicação de vacinas e coletas de exames (papanicolau, sangue, entre outros).

Agente Comunitário de Saúde
O ACS está vinculado à unidade do Programa de Saúde da Família do bairro onde mora. O seu trabalho é nos domicílios de sua área de abrangência e suas funções são:
- Realizar mapeamento de sua área;
- Cadastrar as famílias e atualizar permanentemente esse cadastro;
- Identificar os indivíduos e famílias expostas a situações de risco;
- Identificar áreas de risco;
- Orientar as famílias para utilização adequada dos serviços de saúde, encaminhando-as e até agendando consultas, exames e atendimento odontológico, quando necessário;
- Realizar ações e atividades, no nível de suas competências, nas áreas prioritárias de Atenção Básica;
- Realizar, por meio de visita domiciliar, acompanhamento mensal de todas as famílias sob sua responsabilidade;
- Estar sempre bem informado, e informar aos demais membros da equipe, sobre a situação das famílias acompanhadas, particularmente aquelas em situações de risco;
- Desenvolver ações de educação e vigilância a saúde, com ênfase na promoção de saúde e prevenção de doenças;
- Promover a educação e a mobilização comunitária, visando desenvolver ações coletivas de saneamento e melhoria do meio ambiente, entre outras;
- Traduzir para o PSF a dinâmica social da comunidade, suas necessidades, suas potencialidades e limites;
- Identificar parceiros e recursos existentes na comunidade que possam ser potencializados pela equipe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário