quinta-feira, 17 de maio de 2012

Portal da Transparência teve mais de 4 mil acessos

A Prefeitura de Piracicaba reformulou neste ano o portal de informações para disponibilizar mais conteúdo, imagens e vídeos do que é realizado na cidade. A nova estrutura também oferece a população um melhor acesso ao site Portal da Transparência. Dados sobre acesso confirmam 4.346 visitantes, que resultaram em 67.103 visualizações de páginas da Transparência.

De responsabilidade da Secretaria Municipal de Finanças, o site tem como objetivo o acesso fácil das informações dos recursos públicos. Assim, é possível acompanhar investimentos e custos da administração.

No link Informações, é disponibilizado um manual para auxiliar passo a passo a consulta nas diversas informações no portal. As aplicações em Saúde e Educação também podem ser consultadas, sendo atualizadas por períodos.

A página também disponibiliza os detalhamentos como gastos com fornecedores de obras e materiais, folha de pagamentos dos servidores e diárias. Além da destinação das receitas arrecadadas, provenientes em grande parte dos impostos pagos pelos contribuintes.

No link Orçamento, é possível acompanhar os investimentos do Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA). Também é possível no link compras e licitação acompanhar os processos de aquisição executados pela Administração.

O secretário de Finanças, José Admir Leite explica que no âmbito nacional, a questão da transparência sobre gastos públicos vem sendo discutida e melhorada no país desde 1964. Em 2009, nova Lei foi editada à nível nacional (Lei Complementar nº 131/09), a Lei da Transparência Pública, que acrescenta dispositivos à Lei da Responsabilidade Fiscal, com objetivo de aperfeiçoar os mecanismos de controle, com disponibilização, em tempo real, de informações pormenorizadas sobre a execução orçamentária e financeira de todos os municípios brasileiros.

Piracicaba foi uma das primeiras cidades do Estado a disponibilizar o Portal da Transparência em seu site. Uma ferramenta que foi aprimorada ao longo dos anos, facilitando o acesso de comunicação e informação à população. Mesmo antes da 1ª Conferência de Transparência Municipal, realizada no ano passado, já era possível acessar o espaço e se informar sobre os custos e gastos.

O município é um dos poucos também que apresentam o plano plurianual (plano de metas) no prazo de 90 dias da posse do prefeito eleito, com as ações em andamento, e condicionantes do planejamento municipal que são as projeções das receitas e restrições legais. “Piracicaba têm se esmerado atendendo às diversas legislações pertinentes e avançado na qualidade dos dados disponibilizados através dos sistemas informatizados que auxiliam a gestão pública orçamentária, financeira e tributária, ainda que necessitem de alguns aperfeiçoamentos”, afirmou.

RAIO-X DOS ACESSOS
Cidade Visitas Porcentagem
1- Piracicaba 2.231 52,33%
2- Campinas 727 16,73%
3- São Paulo 347 7,98%
4- Americana 208 4.79%
5- Limeira 57 1,31%
6- Sorocaba 46 1,06%
7- Valinhos 36 0,83%
8- Rio Claro 35 0,81%
9- Curitiba 32 0,74%
10- Outras 627 13,42%

TOTAL 4.346 100%

Nenhum comentário:

Postar um comentário