quarta-feira, 27 de junho de 2012

Adaptação proporcionará melhor qualidade de vida à terceira idade

Com o objetivo de proporcionar melhor qualidade de vida, satisfação e um espaço mais favorável à realização de atividades, a Estação Idoso “José Nassif”, interrompe suas atividades no próximo dia 29, para dar início a uma ampla reforma. Entre as intervenções que o espaço receberá, estão a troca do piso do salão, das telhas por termoacústicas, reformulação do palco e drenagem do terreno. O investimento total é de R$ 163 mil.
A reforma executada pela Construtora Marques, beneficiará a população da melhor idade no que diz respeito às limitações próprias da idade. As melhorias deverão ampliar ainda mais a integração dos idosos, facilitando o convívio com a comunidade e a promoção de um envelhecimento saudável.

De acordo com a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Maria Angélica Guercio, a reforma trará comodidade para cerca de 900 idosos que frequentam diariamente aquelas instalações. “A troca do piso e das telhas tornará o local mais adequado à realização de encontros e também mais arejado para as atividades físicas”, explica.

Instalada por iniciativa do governo Barjas Negri em parceria com o Conselho Municipal do Idoso (CMI), para oferecer integração, qualidade de vida e melhora na autoestima, a Estação Idoso, projeto da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, em parceria com o Lar Betel, atende desde 2006, pessoas com mais de 60 anos e grupos de terceira idade que buscam um espaço de socialização, promoção de saúde, práticas esportivas, oficinas de artesanato, de música, confraternizações e bailes.
Nos últimos anos, o prédio passou por reformas pontuais como a instalação de rampas de acessibilidade, corrimões e sanitários, sendo um apenas para cadeirantes.

O projeto oferece gratuitamente, de segunda a sexta-feira, apenas para quem já passou dos 60, aulas gratuitas de ginástica localizada, alongamento, oficina de artesanato, yoga, dança circular, coral, aula de música, prática corporal alternativa, monitoria na academia, oficinas pontuais, palestras com assuntos variados como tratamento e doenças típicas do envelhecimento, além do tradicional baile que acontece uma vez por mês.

De segunda a sexta-feira, a Estação Idoso também disponibiliza o espaço aos grupos da terceira idade da Agtip, como o Cidade Alta, Jaraguá, Sol Poente e Talismã que, durante a execução da reforma, utilizará um novo espaço para a realização das reuniões semanais.

Para a diretora do Depto. Proteção Social Básica, Marlene de Souza, os idosos que participam das atividades conseguem melhorar o seu posicionamento na comunidade em que vivem e deixam, muitas vezes, de ser uma preocupação para os filhos, passando a conquistar qualidade de vida, autonomia e independência.

As atividades realizadas em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam), como ginástica localizada, antiestress, yoga, alongamento, dança circular e monitoria na academia, terão continuidade sendo oferecidas e acompanhadas por profissionais da Selam.
As atividades deverão ser normalizadas assim que a reforma for concluída. A previsão é que isto aconteça no mês de novembro.

Localização:
Estação Idoso “José Nassif”
Av. Dr. João Conceição, 659 - Paulista
Informações: (19) 3422.2919

Nenhum comentário:

Postar um comentário