quarta-feira, 27 de junho de 2012

Ambulatório de Especialidades fez 11.218 consultas em 5 meses

O Ambulatório de Especialidades Médicas (AME) realizou de janeiro a maio deste ano 11.218 consultas, sendo 2.391 cirurgias e 8.827 consultas médicas nas áreas de clínica geral, vascular, dermatológica, oftalmológica e ortopédica. Além disso, foram realizados no período 1.031 exames de ultrassom. Além disso, foram realizados no período 1.031 exames de ultrassom. Apenas no mês de maio foram 1.817 consultas médicas, 511 cirurgias e 201 ultrassons.

O AME é responsável por 34 especialidades médicas e conta com uma equipe composta por 31 médicos, um enfermeiro, três atendentes, cinco auxiliares de farmácia, três fonoaudiólogas, uma nutricionista e três telefonistas. As consultas são encaminhadas pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Programa Saúde da Família (PSF), portas de entrada do sistema.

Atualmente, das 34 especialidadesoferecidas, 24 estão disponíveis toda a semana e cinco precisam ser agendadas para que o paciente entre na lista de espera, sendo chamado em no máximo 30 dias. “Convivemos com uma demanda sempre crescente. Além do crescimento natural da população, a melhoria da qualidade dos serviços que oferecemos tem atraído muitas famílias estão migrando do sistema privado. Esse processo é natural e legítimo, porque o acesso ao SUS é um direito universalizado. Por outro lado, essa expansão permanente exige investimentos constantes do poder público”, destacou o secretário Fernando Cárdenas.

Vale lembrar que o atendimento do AME é regional, abrangendo as cidades de Rio das Pedras, Saltinho, São Pedro, Charqueada e outras. No total, 61 % e 64% das cirurgias das consultas foram realizadas para pacientes de Piracicaba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário