quinta-feira, 28 de junho de 2012

IPPLAP conclui Inventário e Mapeamento de Patrimônio Imaterial.

O Instituto de Pesquisas e Planejamento de Piracicaba – Ipplap, por meio do Departamento de Patrimônio Histórico concluiu na última semana o Inventário e Mapeamento de Patrimônio Imaterial de Piracicaba. O trabalho foi realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo - Setur.

O inventário servirá de base para elaboração do Guia Turístico das Festas em Piracicaba, que será editado pela Setur.

Para realizar o trabalho, conforme explica o arquiteto Marcelo Cachioni, coordenador do processo, foi feito um mapeamento para identificar territorialmente onde são realizadas as manifestações culturais mais significativas e tradicionais da cidade, entre Festas, Eventos e Tradições Populares. O método utilizado para o inventariação foi o português. “Além do mapeamento, os bens culturais imateriais foram inventariados em fichas que seguiram modelo português, com campos relacionados a: mapa; descrição; contexto espacial; histórico; registros gráficos, sonoros ou audiovisuais; transmissão do bem; pesquisas relacionadas, etc.”

Os bens relacionados entre Festas, Eventos e Tradições Populares são: Batuque de Umbigada, Congada, Cururu, Samba-lenço, Festa do Divino, Festa de São João de Tupi, Festa do Milho, Festa da Polenta, Festa da Cucagna, Paixão de Cristo, Salão Internacional de Humor, E. C. XV de Novembro e modo de fazer os ‘Bonecos do Elias’, entre outros.

Cachioni explica que o registro de bens culturais imateriais tem recebido, atualmente, atenção especial do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional- IPHAN e Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico, e Turístico - CONDEPHAAT , além do tombamento de bens materiais e naturais. “Já foram registrados pelo órgão federal alguns bens culturais importantes como: a Festa do Divino de Pirenópolis, Frevo, Tambor de Crioula, Feira de Caruaru e Roda de Capoeira, entre outros.”

A Unesco define como Patrimônio Cultural Imaterial “as práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas - junto com os instrumentos, objetos, artefatos e lugares culturais que lhes são associados -que as comunidades, os grupos e, em alguns casos, os indivíduos reconhecem como parte integrante de seu patrimônio cultural”.

Segundo o IPHAN o Registro (não Tombamento) de bens culturais de Natureza Imaterial “corresponde à identificação e à produção de conhecimento sobre o bem cultural. Isso significa documentar, pelos meios técnicos mais adequados, o Patrimônio Imaterial no Brasil: legislação e políticas estaduais, passado e o presente da manifestação e suas diferentes versões, tornando essas informações amplamente acessíveis ao público - mediante a utilização dos recursos proporcionados pelas novas tecnologias de informação”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário