quinta-feira, 5 de julho de 2012

Camped deverá auxiliar na criação de políticas públicas para pessoas com deficiência

Com o apoio da população e incentivo, o Camped – Cadastramento Municipal de Pessoas com Deficiência, será um ícone importante para a criação e aperfeiçoamento de políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência em Piracicaba.

Criado pela lei municipal n.º 5.682, consolidada pela n.º 6.246 de 2008, o Camped é realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) em parceria com o Centro de Reabilitação de Piracicaba. Por meio de visitas domiciliares, informações de Entidades Sociais e procura espontânea, estima-se 2.972 pessoas com deficiência no município.

O Cadastramento é direcionado àqueles que possuem qualquer comprometimento que afeta a integridade da pessoa e traz prejuízos na sua locomoção, na coordenação de movimento, na fala, na compreensão de informações, na orientação espacial ou na percepção e contato com outras pessoas, ou seja, pessoas com deficiência física, auditiva, visual, múltipla ou mental.

De acordo com a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Maria Angélica Guercio, o Camped é um registro de identificação de pessoas com deficiência na cidade de Piracicaba. “É necessário a participação da população para um levantamento mais detalhado, visando o auxilio dessas informações no desenvolvimento de politicas públicas e atividades de assistência social que incentivem o aprimoramento da oferta de serviços e atendimentos oferecidos”, explica.

A primeira etapa do Camped foi realizada em agosto de 2010 por meio de visitas domiciliares, quando 2.087 pessoas foram cadastradas. Já na segunda fase do Camped, realizada em setembro de 2011, a consulta foi feita nas entidades sociais que prestam atendimento a este público, do qual 868 pessoas foram identificadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário