quinta-feira, 5 de julho de 2012

Favela da Portelinha passa por intervenção

Até o final do mês de julho, a Prefeitura, por meio da Empresa Municipal de  Desenvolvimento Habitacional (Emdhap) que coordena o trabalho junto das Secretarias de Desenvolvimento Social (Semdes), Obras (Semob), Defesa do Meio Ambiente (Sedema), além do Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae), e Defesa Civil do Município estará desenvolvendo uma ação conjunta na Favela da Portelinha.

A área total de aproximadamente 78 mil m2, fica na região Oeste da cidade, na Vila  Cristina, mais conhecida como favela do Tatuapé / Avenida Jaú. Por ser uma grande área invadida, acabou por ocupar terrenos públicos e particulares. Essa intervenção tem como objetivo minimizar os problemas mais iminentes dos moradores, procurando melhorar a qualidade de vida das famílias.

O Semae juntamente com a Semob, trabalhará para o escoamento do esgoto. A Sedema vai providenciar o corte de mato, a limpeza do local, inclusive do córrego que corta a área, além de colocar contêiners em vários pontos para que todos possam depositar o lixo a ser coletado.

Emdhap e Semdes estão fazendo o cadastramento de todos, enumerando as moradias  para coibir novas invasões e para incluí-las em futuros programas habitacionais federal, estadual ou municipal. A Defesa Civil também estará envolvida, dando apoio em todas as etapas.

Planejando o futuro, o presidente da Emdhap, Walter Godoy dos Santos, solicitou junto aos Governos Federal (Minha Casa Minha Vida/Caixa) e Estadual (Secretaria de Habitação/CDHU/Caixa), a construção de moradias de interesse social na área.

Desde 2005 a Prefeitura do Município tem se dedicado a melhorar as condições de vida das famílias. Já foram atendidas 16 áreas, totalizando 2.926 famílias beneficiadas. Outras cinco áreas estão contempladas com projetos de urbanização, beneficiando mais 295 famílias, como se vê nos quadros abaixo:
 
ÁREAS URBANIZADAS
2005 a 2011





ÁREAS A SEREM URBANIZADAS
 
  1. D. Anésia – Morumbi
102 famílias
  1. Favela Vera Cruz
50 famílias
  1. Monte Líbano
40 famílias
  1. Guamium
25 famílias
  1. Rua dos Patriotas –
48 famílias

TOTAL

295 FAMÍLIAS



  1. Jardim Algodoal
733 famílias
  1. Jardim Glória
120 famílias
  1. Tatuapé
400 famílias
  1. Favela São Dimas
40 famílias
  1. Vila Sônia
50 famílias
  1. Jardim Esplanada – MAF
200 famílias
  1. Vila Bessy
40 famílias
  1. Maria Claudia
200 famílias
  1. Cantagalo
600 famílias
  1. IAA
100 famílias
  1. Parque Orlanda
130 famílias
  1. Algodoal – parte
70 famílias
  1. Jardim Taiguara
70 famílias
  1. Jardim Maria Helena
20 famílias
  1. Monte Cristo
60 famílias
  1. Jardim Camargo
93 famílias

TOTAL
2.926 FAMÍLIAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário